15 de fev. de 2014

REGIÕES GASTRONÔMICAS DA PARAÍBA E SEUS PRINCIPAIS PRODUTOS.

Fonte: Google Imagens


A partir de estudos dos aspectos econômicos, sociais e políticos, o estado da Paraíba está dividido em 4 mesorregiões, assim denominadas, de acordo com a classificação estabelecida pelo IBGE. Tal divisão levou em consideração as características e as formas de organização socioeconômica e política.

É importante evidenciar que ainda não existe uma divisão oficial da gastronomia paraibana, porém é possível entender a culinária do estado a partir da divisão das microrregiões oficiais, entendendo que; a oferta de matérias primas e produtos estão diretamente ligados ao conjunto de características climáticas, formações geográficas, presença de reservatórios de água e acessibilidade. 

Mesorregiões da Paraíba:

Mata Paraibana – Faixa de clima úmido que acompanha o litoral. A mata que existia foi substituída pela cana-de-açúcar. É a parte mais povoada e mais urbanizada do estado, com presença da indústria de alimentos e maior oferta de produtos massificados.

Alimentos e produtos em destaque: Cana-de-açúcar, abacaxi, inhame, caju, 

Agreste Paraibano – Região de transição entre a zona da mata e a tradicional região do sertão. O clima é semiárido, embora chova mais do que na Borborema e no sertão. Economia: cana-de-açúcar, algodão, sisal, pecuária.

Borborema - Localiza-se no planalto da Borborema, entre o sertão e o agreste. É a região onde as chuvas são mais escassas. Economia: Extração mineral, sisal, algodão, pecuária de caprinos. É principalmente na Borborema que ocorre o fenômeno das secas.

Uma região onde o bode é "REI"!


Sertão – É a região da vegetação da caatinga, de clima menos seco que a Borborema, dos rios temporários, da pecuária extensiva de corte e privilegiada pelas várzeas de Sousa, destaca-se pelo plantio de coco, frutas tropicais, hortaliças e arroz, o sertão também se destaca pelo famoso arroz vermelho (arroz da terra).


TEXTO ADAPTADO POR ALUIZZÍO VIEIRA


FONTE: 

http://historiadaparaiba.blogspot.com.br/2010/01/regionalizacao-da-paraiba-meso-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário