15 de mai. de 2014

TAGLIATA PARAIBANA: UM XAMEGO ENTRE A ITALIA E A PARAÍBA

Imágem: Aluízzio Vieira - Entrada: Tagliata Paraibana


FICHA TÉCNICA: R$ - 350,00
FICHA TÉCNICA + TREINAMENTO: R$ - 500,00


Os formatos de criação as vezes se chocam na fusão entre cozinhas, ideias, técnicas, etc. A idiossincrasia de cada região estudada me inspirou na composição de uma nova experiência sensorial gastronômica. Esse prato, com sugestão de entrada é uma releitura da Tagliata Italiana nos moldes do paladar paraibano e com recursos naturais encontrados na região.

A Tagliata,é um prato de origem italiana da região da Toscana, porém já encontrado em outras regiões. Caracteriza-se por ser elaborado com poucos ingredientes, o t-bone, rúcula e queijo parmesão (basicamente), tendo suas variantes dependendo da região. A carne é feita na grelha ou chapa em um corte de pelo menos 4-5 cm de espessura e sua cocção não deve passar de 6 minutos, para conservar a maciez e sucos da carne.  


A Tagliata Paraibana se compõe em ingredientes locais, tais como: uma base de tapioca temperada, filé mignon de sol, rúcula, queijo coalho curado e caviar de vinagre balsâmico com mel de abelha do junco do seridó, uma junção surpreendente de sabores explosivos, que leva qualquer amante da boa cozinha a uma viagem sensorial; e o melhor de tudo: Faz parte do despertar da gastronomia criativa da Paraíba!


TEXTO: ALUÍZZIO VIEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário