30 de jul. de 2014

SORVETE DE QUEIJO DE CABRA SOBRE FAROFA DE PAÇOCA, BOLO BAÊTA COM CORAÇÃO DE DOCE DE LEITE E CHOCOLATE AMARGO COM REFRESCANTE ESPUMA DE CALDO DE CANA


SORVETE DE QUEIJO DE CABRA SOBRE FAROFA DE PAÇOCA, BOLO BAÊTA COM CORAÇÃO DE DOCE DE LEITE E CHOCOLATE AMARGO COM REFRESCANTE ESPUMA DE CALDO DE CANA
Imagem: Aluízzio vieira

FICHA TÉCNICA: R$ - CONSULTAR
FICHA TÉCNICA + TREINAMENTO: R$ - CONSULTAR


As tentativas de provocar os cozinheiros e curiosos continuam insistentes. Com ingredientes conhecidos pelo grande público, porém pouco usados na alta gastronomia, em minhas receitas recebem uma nova roupagem, se transformam em novos formatos e texturas, com o intuito de garantir explosão de sabores e grandes surpresas sensoriais.

 A referente receita utiliza-se da paçoquinha comprada em qualquer "fiteiro", em formatos clássicos retangulares. Escolhi uma marca elaborada na Paraíba e para dar outra textura,  transformei a paçoca em farofa e assei para que liberasse as notas essenciais de sabor.

O sorvete foi elaborado com o queijo de cabra feito em Coxixola na Paraíba, um queijo com sabor suave e com gostinho de quero mais. A união do sorvete com a farofa de paçoca é uma verdadeira explosão de sabores, indescritível.

O bolo baêta é uma receita de família, porém um clássico da confeitaria paraibana, e comê-lo acompanhado de um caldo de cana é uma experiência a parte. Cortei o bolo e no meio fiz dois recheios, um de doce de leite e outro de chocolate amargo.

Para finalizar essa delicia conceitual e tipicamente paraibana, mudei a textura do caldo de cana, transformando-o em espuma e dando-lhe uma leveza majestosa, mas claro, sem perder o sabor do riquíssimo suco da cana de açúcar.

Aos leitores e cozinheiros paraibanos, os digo: transformemos nossa realidade e lutemos por uma gastronomia criativa para Paraíba e para o Brasil. 

Não sou contra as confeitarias do mundo, sou a favor de novas alternativas e do engrandecimento dos nossos produtos pela criatividade!


ALUÍZZIO VIEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário