15 de mar. de 2014

MISSÃO: UM NOVO RITMO PARA OS SABORES DA PARAÍBA!

Imagem: Aluízzio Vieira - Prato: "XOTE PARAIBANO"

FICHA TÉCNICA: R$ - 350,00
FICHA TÉCNICA + TREINAMENTO: R$ - 500,00


No campo prático, a provocação consiste em criar um formato inovador para a gastronomia paraibana, levando em consideração os ingredientes sub valorizados dos mercados e produzidos no estado da Paraíba, oferecendo-lhes novos valores á luz da alta gastronomia.

O milho, como produto de alto poder de transformação mediante intervenção dos cozinheiros locais, é apresentado de forma tradicional. É assado na brasa, por comerciantes de rua, no intuito de ativar a cadeia da economia criativa do estado. Depois de assado, ele é transformado em purê, no intuito de transformar a textura consumida usualmente, levando essa experiência a uma verdadeira explosão de sabores e afetos.

A bolacha sorda se introduz nesta receita, por ser um produto de baixo valor de mercado e alto valor de estima, formalizando sua presença no prato na forma de “farofa”, aqui chamada de terra, já que sua aparência preta nos remete aos vales férteis da região de cana de açúcar do brejo paraibano.

O queijo coalho é uma força marcante e de valor único para os nordestinos e paraibanos. Por esta razão, resolvi transformá-lo em uma espuma, utilizando técnicas de vanguarda, para alcançarmos padrões e texturas de alto desempenho.

O camarão é feito a partir da técnica clássica de salteado, porém o seu meio de gordura é a manteiga composta aromatizada pelo capim santo e o limão, dando-lhe maior frescor e perfume inigualável.

Outro ponto de contraste nos sabores é dado pelas esferas de coco com lascas de abacaxi, uma junção de produtos de alto valor comercial do estado e ainda pouco introduzido na alta gastronomia paraibana.

A escolha dos ingredientes que compõem o prato foi pensada a partir de pesquisas em feiras e mercados livres, para introduzi-los na alta gastronomia local, mediante as técnicas clássicas e contemporâneas e uso de tecnologias e movimentos culinários, além de forte apelo criativo do food designer.

O referido prato cumpre e até ultrapassa as expectativas iniciais, levando-nos a um verdadeiro encontro de sabores e texturas genuinamente paraibanas.





TEXTO: ALUÍZZIO VIEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário