15 de jul. de 2014

CEVICHE PARAIBANO: UMA FUSÃO ENTRE O PERU E A PARAÍBA.

Imagem: Aluízzio Vieira / Entrada: Ceviche Paraibano

FICHA TÉCNICA: R$ - CONSULTAR
FICHA TÉCNICA + TREINAMENTO: R$ - CONSULTAR

Como vem ocorrendo neste blog, a intenção é despertar a criatividade dos curiosos e cozinheiros paraibanos para a utilização de ingredientes locais em releitura de pratos já consolidados mundialmente, além de criações que deem consistência a uma personalidade à gastronomia criativa do estado da Paraíba.

O ceviche é um prato peruano, país de múltiplas cores e sabores, localizado na América do Sul e com uma gastronomia em evidencia no mundo, devido a sua diversidade de matéria prima e suas influencias primitivas e impostas pelos colonizadores, tornando a culinária deste lugar espetacular, um paraíso gastronômico sem igual.

O ceviche tradicional é elaborado a partir de peixe de carne branca e do mar, é um prato que fascina pela mistura de sabores e texturas, como o salgado do peixe, o cítrico do limão, o crocante da cebola, o picante da pimenta o doce do milho e da batata doce ou mandioca.

O caldo branco do peixe que se harmoniza com os demais ingredientes é chamado de "leite de tigre" pelos peruanos, um forte composto que segundo eles, cura qualquer ressaca.

O ceviche Paraibano consiste na releitura do tradicional peruano, porém, com os ingredientes locais, compondo novas experiências sensoriais aos comensais que visitem a Paraíba.

O peixe utilizado foi a Tilápia, encontrado em abundancia na região do brejo paraibano. O camarão é do mercado de peixe de Tambaú e todos os ingredientes, como o limão, o gengibre, o coentro a pimenta biquinho, cebola roxa, foram comprados no mercado de Tambaú. 

O diferencial desse ceviche é o uso da cachaça volúpia (cachaça paraibana, sim senhor!), incorporando novos aromas e sabores e um frescor inigualável, além de uma pequena porção de açúcar mascavo para quebrar a alta acidez do limão.

Vale ressaltar que; com a mistura dos ingredientes e a adição da cachaça, prefiro denominar o caldo branco do peixe de "leite de cabra", aludindo ao animal mascote da nossa terra.

Uma verdadeira delicia, para refrescar qualquer momento gastronômico.


POR UMA GASTRONOMIA CRIATIVA DA PARAÍBA!



ALUÍZZIO VIEIRA



Nenhum comentário:

Postar um comentário